sexta-feira, 9 de maio de 2008

tenho os pés no chão mas a cabeça eu gosto que vôe


6
VIRGEM ou VIRGO

23 de Agosto a 22 de Setembro
(150º à 180º)

"EU ANALISO"

O charme de uma excitante timidez...
Virgem é o signo onde Mercúrio tem seu domicílio e segundo alguns astrólogos, também sua exaltação (outros consideram que este planeta se exalta em Aquário).

Júpiter e Netuno estão exilados em Virgem, que corresponde também à queda de Vênus. Mercúrio - Hermes, planeta de comunicação, do estudo e do raciocínio tem como seus territórios os signos de Gêmeos e Virgem.

Mas ele não é exatamente igual em suas duas casas; Virgem é o último signo da metade individual do zodíaco e representa, depois da consciência em Áries, da experiência em Touro, do conhecimento em Gêmeos, da consolidação da personalidade em Câncer e da ambição em Leão, o ser já formado, colocando em prática tudo o que é no terreno concreto, real, palpável, da vida do dia-a-dia.

Virgem é um dos signos do elemento Terra. Aqui, Mercúrio voa e especula, reflete e analisa, sem contudo afastar-se muito do que os olhos mostram que existe, do que está dentro do campo de visão de cada um.

Nenhum detalhe da realidade lhe escapa, nem os bons nem os maus aspectos; percebe as mais ínfimas peças de uma engrenagem, dono de um talento inato para apontar o mecanismo defeituoso e atinar com a solução do problema.

O tempo parece viver em Virgem uma curiosa dança onde trocam de lugar seus três momentos, presente, passado e futuro. O passado contém a experiência; é, portanto, um dado valioso.

O presente deve ser aprimorado - e essa tarefa, as vezes levada a extremos, podem fazer com que os ponteiros do relógio corram mais que o diligente Mercúrio - Virgem, assim, o presente transforma-se em passado antes de plenamente vivido. E o futuro torna-se presente antes de totalmente preparado...

Mercúrio - Virgem antevê no futuro, domínio de Júpiter - que inclusive por isso não tem aqui sua melhor colocação - a possível repetição de armadilhas já vividas ou o possível surgimento de armadilhas suspeitadas.

Vênus, planeta do amor, da relação afetiva, da troca harmoniosa entre duas pessoas, pode viver extremos neste signo da razão que sabe, melhor do que ninguém, que o coração tem razões que a própria razão desconhece.

Os nativos deste signo chegam ao mundo num ambiente dominado pela crítica. É como se no momento do seu nascimento, sua mãe não estivesse preparada para ter um filho, não que não o desejasse, mas talvez não tivesse maturidade suficiente para tanto.

A frustração que se origina neste tipo de situação tende a ser projetada na pai, no aspecto masculino da vida, principalmente através de críticas quanto à sua competência, quanto ao foto de não se poder contar com o homem no momento em que ele é mais necessário.

Assim a criança acaba dimensionando o mãe interior como uma figura forte e dominante, que o protege e sabe fazer tudo, enquanto que o pai é alguém com que não se pode contar.

Esse signo tende durante a sua vida, a se esforçar realmente para provar a esta mãe interior que ela não é fraca como os homens, que é de fato competente.

Nos relacionamentos amorosos acabam muitas vezes, escolhendo parceiros que tragam à tona essa necessidade constante de crítica, nas mulheres a necessidade de criticar e nos homens de serem criticados.

Provavelmente não é o tipo de pessoa que se deixa dominar por afeições exageradas. É que, com todo o seu controle, o nativo de Virgem cede mais à qualidade do que à intensidade do amor. E as incertezas da paixão nem sempre se adaptam ao seu estilo prudente e sentimental.

De natureza prestativa, coloca seu talento e capacidade de organização a serviço dos outros. Gosta de analisar o mundo. É amante da natureza e discreto.

Os astros dotam você de um grande senso prático. Observador nato, não se cansa da aprender com os outros. Alcançar a perfeição é uma de suas metas. Rigorosamente analítico, está sempre tentando assimilar e aperfeiçoar as experiências. É o signo da resistência.

O virginiano é uma pessoa organizada, ou pelo menos voltado para algum tipo de rotina, é aquele que organiza, analisa, cataloga, separa, discrimina, vê os detalhes e os defeitos.

A alimentação e a saúde são grandes preocupações do signo, nós somos aquilo que comemos. Gosta de ritualizar suas tarefas e obrigações. É perfeccionista e um trabalhador incansável, tem um apurado e clássico senso estético.

Virgem é "eu discrimino", a vontade que temos de atingir uma realidade perfeita; seu oposto Peixes, é "eu indiscrimino, ou eu compreendo". O trabalho é muito importante, deve-se livrar de padrões que só trazem o congelamento.

Dinamismo: Grande capacidade para reter (Terra) em diversas direções o mundo concreto, sempre de forma ordenada, onde cada elemento se encontra minuciosamente delimitado (prevalência do seco) e programado a um fim sistemático previsto. Integração intelectual na existência (Mercúrio) concretizado (Terra) onde a inteligência é solucionar problemas de forma analítica e calculista muita eficiência prática, sem contudo deter-se na abrangência deles (falta de Júpiter), que pode não raro, levar a uma perda de contato da realidade que lhes deu origem (exílio de Netuno). Portanto, freqüentemente os valores sensoriais são sacrificados em razão de valores racionais (Vênus em queda). Os conflitos são estruturados num nível de conhecimento e sabedoria, enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de concretização de trabalho social (trígono da Terra).

Existem dois tipos de virginianos:

1. Tipo A: "tipo comum", a inibição prevalece sobre a impulsividade, natureza refinada, sutil e seletiva, vida disciplinada e ordenada em função de um ideal, perfeccionismo material e moral.
2. Tipo B: "tipo ambivalente", coexistência ou alternância do impulso da inibição, racional e irracional, econômico e esbanjador, pontual e inexato, séptico e supersticioso, crítico e criador, ingênuo e libertino.

Tarefa: A ti Virgo, peço que empreendas um exame de tudo o que os homens fizeram com Minha criação. Terás de observar com perspicácia os caminhos que percorrem e lembrá-los de seus erros, de modo que através de ti Minha criação possa ser aperfeiçoada. Para que assim o faças, Eu te concedo o dom da pureza de pensamento.



LUA EM VIRGEM
A preocupação com a saúde, que caracteriza o virginiano, pode estar relacionada com uma encarnação passada entre os índios da Amazônia ou os astecas no México, onde ele exerceu a função de curandeiro. O interesse atual em aprender coisas novas, pode tê-lo levado a seguir Alexandre, o Grande, em suas viagens mundo a fora. É uma pessoa super detalhista, prática, limpa e organizada.
Dia: Chegou a hora de pôr a casa em ordem, neste dia, o gosto pelo detalhe pela organização está acentuado. É uma boa hora para colocar em dia projetos que vinham sendo protelados e planejar com clareza os novos passos. Os perfeccionistas virginianos ficam ainda mais críticos e seletivos, mas tem melhores chances de administrar seus negócios comerciais ou bancários, a compra e venda de imóveis, assuntos intelectuais e os estudos. Situações complicadas, que exigem concentração, podem agora ser analisadas com precisão e imparcialidade. Aproveite também para iniciar uma nova dieta, pois está favorecida as dietas naturais e a saúde.

Saturno em Virgem: Problemas de saúde, digestão e de ansiedade, devido a responsabilidade excessiva no trabalho. Não deixe o medo te aprisionar na vida! Desenvolva a sua inteligência na busca de seus ideais. Servir aos outros é uma de suas missões: faça isso sem perder a sua dignidade pessoal. É importante você saber que tudo aquilo que fazemos hoje colhemos em dobro no dia de amanhã, pense nisso.

Em vidas passadas, é possível que a pessoa não tenha se esforçado o suficiente no trabalho, deixando de lado algumas de suas obrigações. Agora vai precisar de muita paciência e disciplina para buscar estabilidade num emprego e enfrentar tarefas que podem parecer monótonas, mas das quais depende sua sobrevivência. A saída para lidar bem com isso, é descobrir um sentido novo e estimulante em tudo aquilo que realizar.

Casa 6: É a casa da saúde e doenças, dos serviços cotidianos ou rotineiros, da atenção às minúcias (detalhes), da reação do organismo, do coleguismo, dos trabalhos e os instrumentos nele utilizados, pequenos animais, as pessoas de nível inferior, os servidores subalternos, tios e tias, as obrigações e dedicações, o ritual de alimentar-se e os rituais em geral, métodos, disciplina, materialismo, burocracia, crítica exagerada, liturgia, pensar pequeno. A visão do virginiano é igual a da "formiga", ele perde muito tempo com detalhes tendo uma visão pequena do mundo.

6º eixo Virgem - Peixes: Servir, pureza, simplicidade, prestação de serviços, manias, rituais, é o eixo musical. O excesso de organização gera confusão. Ambos vêem o que os outros não vêem. Virgem tem prestabilidade técnica, prática. Enquanto Peixes é prestativo no lado emocional, tem organização emocional e espiritual.

Saúde: Virgem rege o sistema nervoso, os intestinos: grosso e delgado, região abdominal, plexo solar, os músculos, apêndice, baço, cólon, duodeno, aparelho digestivo, umbigo, o quilo, peristaltismo intestinal, ovários, sistema vagossimpático e as mãos. Os virginianos apresentam as mesmas indisposições estomacais e intestinais dos cancerianos. Tendem a ser nervosos e também não se alimentam com uma dieta balanceada. Constipação, vermes, diarréia, apendicite, tifo, problemas de alimentação, mania de remédios, hipocondria, cólicas. Recomenda-se o consumo de limão para diminuir a caspa e as erupções na pele.

Exercício: Fique em pé com os braços abertos, levante a perna direita em diagonal tocando na mão esquerda, retorne e repita o exercício com a outra perna, oito vezes com cada perna, para estimular a circulação sangüínea na área abdominal.

Personificação: Signo humano, com predominância do seco e feminino. Representa a válvula de segurança, o que sabe, o que critica e o que analisa tudo. Significa também a 5ª essência da personalidade. E a eliminação de tudo o que não presta. Significa a colheita, a seleção, a classificação e o armazenamento dos grãos e frutos. Nessa fase de vegetação, o fruto está pronto para ser colhido, está pronto para ser servido àquele que tem fome.

Aparência: De fraca constituição, de sólida beleza e de grande naturalidade.

Animal: Quadrúpedes astutos e vivazes, macaco, raposa e aves trepadoras, papagaio.

Profissão: bancário, assistente social, serralheiro, mecânico, relojoeiro, engenheiro, comerciante, arquiteto, economista, secretária, jardineiro, contador, professor, artesão, editor, médico, oculista, enfermeiro, veterinário, farmacêutico ou qualquer atividade ligada à saúde.

Planeta: Mercúrio, que lhe garante inteligência e precisão. Meticuloso e crítico por excelência, você é muito exigente consigo e com as outras pessoas.

Qualidade: Mutável, dá transformação, coesiva.

Elemento: Terra.

Elemental: Gnomos.

Estação: O fim do verão.

Dia: Quarta-feira.

Cor: Marrom, verde, cinza, mesclada e amarelo escuro.

Mineral: Ágata, esmeralda, topázio e jaspe.

Metal: Mercúrio e prata virgem.

Vegetal: Aveleira, lavanda, avenca, salsa, papoula, flor-de-maio (pureza virginal), a sensitiva (representa o pudor), o salgueiro (representa o amor à solidão) e a violeta (símbolo da modéstia).

Chakra: 3º e 5º.

Aroma: Pinho, verbena, rosa, alfazema e benjoim.

À mesa: Evitar comer muitos frios, embutidos, enlatados e massas, preferindo carnes grelhadas, cereais e frutas. Não deve alimentar-se quando estiver aborrecido. Tem tendência vegetariana e a dietas.

Nota musical: Mi.

Arcanjo: Raphael.

Plano de vida: Físico.

Regente esotérico: Lua.

Missão esotérica: Apoderar-se do cinturão da rainha das Amazonas.

Mitologia: Ástrea é a virgem mitológica associada à constelação. Símbolo de fertilidade, da abundância da Terra, voltará para anunciar a Nova Idade do Ouro. Perséfone e Ceres também podem ser associadas como divindades aos ciclos da natureza.

Astréia é filha de Júpiter e Têmis. Irmã de Pudor. Viveu entre os homens na Idade de Ouro. Espalhou entre eles sentimentos de justiça e paz. Quando a humanidade se perverteu, Astréia e sua irmã retiraram-se do convívio dos mortais. Sob o nome de Virgem, fixou-se no céu como constelação.

Tarôt: Tarôt Cigano: Sino.

Runas: Jera, Manaz, Branca, Ansur.

Virgem Ascendente em:

1. Áries: Vive de maneira menos metódica e busca um parceiro perfeito sem abrir mão das aventuras amorosas.
2. Touro: Promove ternura nos sentimentos, dá senso prático no trabalho e aumenta o desejo de afirmação social.
3. Gêmeos: Fortalece a inteligência, a capacidade crítica e dá maior extroversão no plano social.
4. Câncer: Confere mais sensibilidade, reserva e senso crítico, principalmente no amor.
5. Leão: Aumenta a extroversão, a inteligência e a capacidade de sucesso profissional.
6. Virgem: Redobra as características, aumenta a frieza no amor e torna-se mais calculista.
7. Libra: Personalidade simpática e atraente, suaviza sua rigidez, aumenta sua delicadeza e afetividade.
8. Escorpião: Aumenta o ciúme, a avaliação crítica e lhe garante uma gratificante vida profissional.
9. Sagitário: Dá oscilações entre seu pessimismo e seu otimismo, sendo otimista garante sucesso profissional e social.
10. Capricórnio: Assimilação do caráter melancólico, prudente, paciencioso e perseverança, mas desconfiança no amor.
11. Aquário: Maior abertura à vida e às pessoas, um casamento cheio de amizades.
12. Peixes: Confere solidariedade e meiguice, conceitos pessoais gerados pela emotividade.

10 comentários:

Anônimo disse...

Astrologia?

Não sabia que se interessa (acredita?) por estas coisas!..

rsrsrsrs




Saudade docê!

bjs

srta. assis

Anônimo disse...

Astrologia?

Não sabia deste seu interesse...

Você acredita mesmo nestas coisas?
rss




Saudade docê!

bjs

srta assis

marden disse...

Srta. Assis, como alguns outros poetas acredito (ou finjo) acreditar em várias coisas, inclusive em astrologia. rsrs

Por falar nisso, qual é o seu signo?

Apareça por aqui, uai!

Anônimo disse...

Dizem: Ora é leão, ora é macaco!
haha
Vai depender da cultura bestial.

APROPÓSITO, tu não sabias que é pecado ficar a fingir e a mentir?

Desse jeito você não chega nem na porta do céu (o que provavelmente faz parte de sua crença de poeta - o céu, os anjos e os demonios , e veja que nestes até Descartes acreditava)!!!

Bjs e Inté.

srta assis

marden disse...

Leão, né!? Faz sentido. Hum, mas de horóscopo chinês eu não entendo é nada, viu!

Ora, quem disse que eu finjo ou minto. Isso sinta quem lê! Eu por mim, não acredito nem nisso! E você, acredita?

Mas sobre as crenças de poeta... Não, necessariamente, não é assim que funciona. Talvez você precise conviver mais com algum pra saber.

Mas de repente aí na filosofia exista algo que "me salve" do inferno.
Sugestões?

beijo quente!

Anônimo disse...

Hum

Vejamos, meu caro!

Você é mentiroso, fingidor, cético, mulherengo e poeta!

Creio que antes de você ser concebido no ventre de sua mãe já estava destinado ao inferno.
Se é que existe um...

rss

Agora, sem provocações, quem sabe aqui exista mesmo algum tipo de salvação para as pobres almas descrentes delas mesmas.

Retribuo os beijos!

marden disse...

hahaha... Isso aqui tá ficando quente!

"...destinado" ao inferno? Ué, filosofia acredita em destino? Pensei que essas crendices faziam parte do poetas!

Ainda aceito sugestões sobre essa tal salvação aí!

beijão! rs

marden disse...

Ah, e... "mentiroso, fingidor, cético e poeta!", tudo bem, aceito e agradeço. Mas "mulherengo" não! rs
Sempre fui fiel!

srta assis disse...

Caso não tenham percebido, com a sua sensibilidade de poeta, fui irônica ao falar sobre céu, inferno, destino...

Mas...
Como entendeu mal, já explico:

A Filosofia, ao contrário do que pensa o senso comum e algumas bestas intelectuais (resultado da má formação acadêmica), é necessário que Ela acredite nas coisas, no seu objeto de estudo.
Por exemplo: Acreditar em destino ou livre-arbítrio, se o aborto é ou não permissível, se pode existir um modelo ético universal, entre outras tantas coisas que ela - a filosofia - e os profissinais dela, quer dizer, professores, estudantes, estudam. Não faz sentido pesquisar, argumentar contra ou favor de alguma proposição se antes eu não acreditar nela, concorda?
Daí, se existe um valor de verdade, qual teoria é mais aceita, qual filósofo argumenta melhor, é outra história.

Mesmo os mais céticos, perspectivistas, relativistas - e outros tantos istas - acreditam em alguma coisa, caso contrário não é possível discutir, argumentar e defender ponto de vista algum.

Endendeste?
Se não, estou a disposição!

bjs

srta assis disse...

Escrevi 'tenham' ao invés de 'tenha'. Desculpe.

Outra coisa antes que eu me esqueça, podemos agora discutir a acepção a cerca do vocábulo FIEL.
Pelo que vc disse aí, existe um significado outro além do que está presente nos dicionários.

Pode esclarecer qual é?
Seria um equívoco discutir sem antes estabelecer um significado que seja comum aos interlocutores...

abraços