quarta-feira, 27 de agosto de 2008

27


Completo hoje 27 anos. Digo isso, e pode parecer bobagem, mas é que o 27 é o mais cabalístico dos números, fato desconhecido pela maioria das pessoas. De acordo com a numerologia, o 27 significa transição de um estágio. Os especialistas dizem que a cada nove anos os indivíduos experimentam uma transição na vida, e que o 27 é a idade da passagem.
Significancias a parte, deixo uma prova de que realidades coexistem independentemente de épocas (mesmo que esta ainda seja de excessos) e histórias de vida sejam mais que uma simples biografia a ser contada. Às provas!
O poeta, músico e compositor Noel Rosa morreu em 1937, ano em que completaria 27 anos. Deixou mais de duzentas músicas compostas sozinhas ou em parceria, das quais, pelo menos a metade, é de composições que marcaram a história. No mesmo ano, morreu o poeta coreano Yin Sang, quando estava prestes a completar os fatídicos 27, caso não sucumbisse à tuberculose, grande mal da época.
No ano de 1938, morreu o músico e pai do blues, Robert Johnson, exatamente aos 27 anos. O músico do Mississipi reinventou o blues com novos acordes e harmonias. Diz a lenda que ele fez um acordo com o diabo, dando-lhe a alma em troca do talento musical, fato assumido em várias canções de Johnson e, também, no filme “A Encruzilhada”, cuja história é baseada na vida do músico.
O poeta e jornalista piauiense Torquato Neto, o anjo torto, pai do movimento da tropicália no Brasil, abriu o gás aos 27 anos. Deixou inúmeros textos e músicas, muitos escritos em parceria com Gilberto Gil e Caetano Veloso. E foi aos 27 que jogaram a toalha os músicos Jim Morrison, vocalista do conjunto The Doors e Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, ícones do rock mundial. Morrison foi encontrado morto pela namorada na banheira de seu apartamento em Paris. Os exames apontaram ataque cardíaco por overdose de heroína. Já Cobain suicidou-se no ápice da fama, com um tio de espingarda na cabeça. O corpo foi encontrado por um eletricista que arrombou a janela do músico, após desconfiar que havia “algo errado”. Ao lado do corpo estava uma carta, escrita com tinta vermelha, endereçada a mulher e a filha.
No ano de 1970, dois músicos de renome no cenário mundial bateram as botas, ambos aos 27: o guitarrista Jimi Hendrix, que morreu, supostamente, asfixiado pelo próprio vômito, e a cantora Janis Joplin, por overdose de heroína. Um ano antes, mas também aos 27 anos, o ex-integrante do conjunto Rolling Stones, Brian Jones, foi encontrado morto, boiando na piscina de casa.
Também, o poeta português Mario de Sá Carneiro se matou aos 27, em um quarto de hotel. Ele tinha a mesma idade do poeta austríaco George Trakl quando morreu. E foi na casa dos famigerados 27, que o poeta e compositor inglês Nick Drake pediu a conta.
O fato mais curioso ocorreu com o ex-Beatle Paul McCartney. Existe um boato em que o baixista teria morrido em um acidente aéreo, aos 27, e logo em seguida substituído por um sósia. Mas boatos são só boatos.
A própria morte de Jesus Cristo, ocorrida na sexta-feira santa, se analisada de acordo com o calendário Juliano, foi em um dia 27 de março. Também em um dia 27, do mês de julho, morreu em Lisboa o ditador António de Oliveira Salazar.
Muitos outros deixaram a história aos 27, como o pioneiro do rock inglês, Frederick Heath, mais conhecido como Johnny Kidd e Gary Thain, ex-integrante da banda Uriah Heep, assim como o diretor de cinema romeno, Cristian Nemescu, premiado no 60º Festival de Cannes pelo filme "California Dreaming".

Excessão a regra ou o contrário, acabo de completar os famigerados 27 e até onde se sabe continuo VIVO!


(texto re-inspirado em palavras de Lucas Palhares que ampliou conscientemente o "unico consolo" de Makely ka)

8 comentários:

danúbia pessoa disse...

aniversário puro ARTE
pena que mARTE
já tem dono...
nós!pobres!
que fiquemos de olho
nós anéis de saturno.

parábens...
bj.

Camila disse...

Hum... muito bem moço dos 27!
Muitas felicidade e muitos outros vinte e sete anos pra ti!
27 Beijos e mais 27 Abraços
Kaká
=***************************

mary disse...

bem, eu nem comento dos meus 27 anos que poderia fácil entrar numa destas lista.

É o tal de retorno de saturno.
Idade chave de profundas mudanças.

Parabéns e força!

mary disse...

listas*

Beth Carolina disse...

Não sei se é bom ou ruim, mas eu já esotu quase passando pelos 27.
Em novembro já faço 28!

Adorei as datas e mto interessante o texto!

Um beijo grande e PARABÉNS!!!!

Ah... sinceramente, adorei esse inteiro que tive 27 anos!

Anônimo disse...

Bom !!! Nem sabia que o 27 era tão obscuro, pois nada de bom foi citado por no texto.

Pense bem... Que o 27 pode se tornar 9 (2+7), então você pode completar seus nove anos e festejar bem!

Ah Parabéns.

Francine Esqueda disse...

Olá!? Que prazer receber sua visita! Venho agradecer suas palavras simpáticas e dizer que minhas "páginas" estarão abertas para você assim que resolver voltar!
Seu blog realmente me agradou... Incrivel esta imagem... Quanto ao texto, desejo muita saúde, sucesso e felicidades!
Abraços

Lucas Palhares disse...

putz, foi um plagio descarado do meu texto, mas va la....