sexta-feira, 16 de maio de 2008


Nasci e sempre morei em Barão de cocais. Tenho acompanhado (de dentro) todas as mudanças que a exploração do minério de ferro acarreta. As ampliações de cavas já existentes e a implementação de novas minas tem ocasionado na cidade e no modo de vida da população significantes transtornos que comprometem não só a qualidade de vida mas também o futuro dos próximos habitantes.. A Vale investe bilhões (como podemos ver claramente nos anúncios feitos pela empresa) em propaganda, milhares de novas contratações e ampliação dos lucros, se valendo do marketing de “empresa dos brasileiros” para incutir no povo a idéia de que quanto mais melhor e que ela trabalha só pelo brasil!
Ao contrário de que podem pensar funcionários devotos e preocupados em garantir sua vaga, ela gasta mais, muito mais nesse jogo capitalista do que em reais investimentos sócio-responsáveis e revitalização de áreas degradadas. Investem irrisórios R$109,00 em um circuito cultural aqui na cidade que leva (gratuitamente) cultura, diversão e interetividade para o povo e em contrapartida se valem de posições como “Se a barragem de Brumadinho não for feita a empresa se retira da cidade”, para forçar a população a ceder.
Ela emprega, gera receita e melhorias sim, não nego! Mas se compararmos com a devastação, matança de fauna e flora, sujeira, poluição que (também) gera, não há como não concordar com a revolta dos mais afetados como os moradores de Brumadinho e região.
Não acredito que a 2ª maior mineradora do planeta não consiga uma outra forma de processar a sujeira que produz!
Ela tem em seu histórico (em vários estados brasileiros), processos a responder judicialmente por crimes ambientais como já citados. Aqui na região são décadas de exploração diária e ininterrupta e se perguntarem quais os investimentos da empresa além do que ela por lei deveria fazer, não há muito o que dizer.
A cidade se São Gonçalo do rio Abaixo, conseguiu (com muito trabalho!) por meio de pessoas competentes e interressadas na preservação e valorização das manifestações culturais locais, a construção de um centro cultural totalmente pago pela Vale. Isso seria uma maneira da empresa manifestar a sua preocupação com a cultura? Não! Não é! É tudo deduzido em impostos municipais, estaduais e federais. E a grana destinada é ínfima! Esse dinheiro a 2ª maior mineradora do planeta recupera em minutos!
Falta a população da cidade de Barão assumir outra postura que não a de “Obrigado!” e (exigir) uma postura de compromisso e respeito da Vale para com a cidade, seus povoados e cidadãos!

A 34ª festa dos pés de pomba vai começar! Uma ótima oportunidade do povo se manifestar!

Até lá!

Nenhum comentário: