terça-feira, 27 de maio de 2008

sobre a evolução...


Alguns já disseram que a raça humana veio do barro e respectivamente da costela de Adão. Outros se posicionam a favor da convincente teoria da evolução das espécies muito bem elaborada pelo barbudo Darwin há algum tempo e que até hoje vem sendo revisitada e ampliada (mesmo por que não distancia outras menos comprobatórias), mas que ainda sim , sugere muito. Tentaram certa vez me convencer que viemos de naves interplanetárias e que aqui estaríamos há milhões e milhões de anos nos perguntando: Eram os deuses astronautas?. Fico com a dúvida!
Já ouvi dizer até (e não me atrevi a discutir ) que viemos nus trazidos no bico [isso até que parece verdade]; nascemos de repolhos; somos resultado de nossas imaginações e etc etc etc etc etc.

Bom, por mim a pergunta não se cala tão cedo. Mesmo por que não confiaria em ninguém (humano pelo menos) que viesse com um rompante convincente dizendo: “Olha só, descobri de onde viemos e pra onde vamos!“ Não, definitivamente, não! Tá mais fácil a história da nave espacial!
Fato é que tem gente aí com vontade de mostrar serviço [pra duvidar e repassar informação tá cheio assim ó!, e assim acabam confundindo a eles e a nós (sub-entendam-se), ocasionando um desconfortável caos]! E não é o que queremos, certo?

Bom, enquanto não há posicionamento convincente e/ou lógico-comprovado que nos reflita uma questão de identificação mútua e enciclopédica, vou ficando com eles que mesmo tão injuriados por sustentar essa liberação do conhecimento da escravidão da vontade, esse esquecimento do eu individual e de seu interesse material, essa elevação da mente à contemplação da verdade sem influência da vontade pseudo-lógica encontrada em contradições-intelectualistas e enfadonhas, se valendo às vezes de talento (que tanto clamam alguns disprovidos de criatividade), mas sempre guiados por aquilo que nunca os abandona por serem ARTISTAS -o gênio!- continuam sendo as antenas da raça!

5 comentários:

Anônimo disse...

Onde estão as "gentes" querendo mostrar serviço???
Não tenho visto tanto assim, ultimamente.

Me diz por onde andam?
Ou onde estão???
Assim vou lá correndo falar com "elas"...
Acredito - ainda - que deve ser bem interessante. E também que é pra fugir das "gentes" que, por PREGUIÇA, DESCASO ou mesmo DESINTERESSE não querem tratar do tal assunto (do post), e além de não se disporem a isso, falam mal e fazem críticas desconstrutivas e sem nexo lógico (sim, A LÓGICA existe) e científico (sim... a CIÊNCIA também)algum. Se é para falar de moda, culinária, deixemos o rigor de lado (que senão contradiz a coisa), mas, se o assunto é ciência, ao menos tratemos-na com o rigor necessário e com a seriedade merecida.

Não que eu queira fazer alguma afirmação do tipo:
_Todas as "gentes" devem se interessar por assuntos como "evolução das espécies, origem da vida, etc", só quero ou encontrar as quem tratam do assunto por gostar e de um modo adequado ou então falar de outras coisas com os menos interessados.
Como por exemplo arte - considerando que esta também exige um certo "rigor" ao ser tratada!
E feita!

srta assis disse...

Concordo com a parte "se valendo às vezes de talento (que tanto clamam alguns disprovidos de criatividade)"

Falta de criatividade e originalidade é o que mais temos espalhado no mercado!
E justamente onde estas são no mínimo necessárias!

marden disse...

Não existe muita gente mesmo não, anônimo!
Mas estão por aí (dependendo de onde você esteja), pode apostar.
São extremamente interessantes, concordo. Só ficou meio vago o que disse sobre "fugir" e etc. Explica aí!

Até agora não me atrevi a falar de moda nem de culinária, apesar de apreciar muito mais a segunda. O rigor é cabível a ciência, de acordo, mas na arte (ao contrário do que disse) ele pode (ou não!), fazer parte. Conheço obras que fazem dele seu estopim, outras o seu fim. Já na minha ele ainda não chegou da forma que aqui se discute. Me desconheço em meus limites!



Srta Assis, a parte a que se refere condiz com o que, às vezes, movem alguns artistas e outros candidatos a intelectuais. Mas quis ressaltar que o GÊNIO não depende de erudição, vem de berço!

E que bom que concorda! rs

Acredito que sobre criatividade e originalidade temos muito o que ver lá no http://portodososlados01.blogspot.com/

Passo lá em breve!

abraço

srta assis disse...

Então.
Primeiramente o anônimo sou eu, me esqueci de fazer o login, depois fiquei com preguiça de copiar, postar, apagar... etc...
Deduzi - que tola sou eu - que vc saberia de quem era o comentário.


A parte de fugir?
Pois é...
Está ficando chato: não ter interesse é uma coisa, agora preguiça é foda!

Professores, estudantes, amigos, políticos, doutores, zés ninguém... Todos dispostos a criticar, comentar, discutir mas não reconhecem (por desinformação ou preguiça mesmo) que determinados assuntos exigem certo rigor, pra ser feito e pra ser tratado!
Isso explica?
Daí a vontade de saber cadê as "gentes"... rss



(...)

Não, não temos!

Criatividade, originalidade, genialidade, essas coisas todas aí que disse, é justamente o que eu não tenho.
Apesar de saber identificar os que as têm ou não!

Que bom que concordamos com alguma coisa afinal.
Apesar de ainda pensar que o gênio que não possui o mínimo de conhecimento, informação, técnica e prática jamais se mostrará gênio.
E é uma lástima saber que muitos gênios nascem, por exemplo, na áfrica, mas morrem aos 13 anos doentes e com fome de modo que jamais poderemos saber que "eles" existiram...
Daí se segue que não é só "berço" o que conta!

O blog, acredito, não terá muita utilidade...

Espero que compreenda!

Beijos!

marden disse...

Srta Assis, é facil! É só digitar seu nome e senha que lhe permitem acesso ao blog e pode postar seu comentário! ...(no caso deste nem isso! É só digitar o nome!) Mas se aparecer anonimamente de novo já sei de quem se trata. rs

Bom, como disse as "gentes" estão por aí! Cada qual com seu carnaval! Mas a questão da discussão de assuntos afins fica difícil quando rola a mais banal da apropriação de propostas alheias. Não vi (se estiver errado me corrija, por favor!), nada que tenha partido de alguém que tenha mecanismos apropriados de linguagem e reflexão que possam propor, guiar, delimitar, relacionar e etc etc. Isso tem aí na filosofia, né?

Então, acredito que a partir de algo proposto conceitualmente, só pra começar (não apenas insuflado)as coisas poderiam caminhar por aqui e não ficaríamos apenas nas especulações e devaneios utópicos! Dá uma força aí!

Criticar, apontar, exemplificar (hum!) é que foda! Isso no google tem pra kct!
Mas o gênio mora é no "dar a cara a tapa!", se é que me entende!

E não digo aqui da força de vontade, dedicação e compromisso já enaltecidos até por mim, que procurei/procuro dar força! Mas da coragem de se apresentar e propor ou impor que seja uma NOVA visão/ação/condição/obra/ que seja! Concorda?

Quem sabe assim os professores, estudantes, amigos, políticos, doutores, zés ninguém, mostrem a cara também e concordar ou não com o que venha genuinamente daí! Pense nisso e arrisque! Ou vamos ter que nos contentar apenas com suas inferências em simplórios posts alheios?

Ah, erudição, conhecimento, informação, técnica e prática não se adquire apenas em instituições reconhecidas não, viu!

O gênio contribiu em muito pro autodidatismo!

Sobre a áfrica... Ano passado contribuí (já que não posso estar lá!) com uma ONG internacional denominada médicos sem fronteiras www.msf.org.br, conhece? Você pode se associar e ajudar a resolver o problema da mortandade de pessoas nascidas lá (inclusive gênios). O que não dá é pra ficar só pensando que eles morrem aos treze anos!

O blog? Faço questão não. Foi um "presente" pela referida falta de tempo. Um dia ainda sei que verei seus posicionamentos filosóficos em outro lugar!

abração, moça!